
... da chegada da Covid 19...
... das mil e uma exemplificações de como usar uma máscara,
de outras tantas de como não usar,
e de toda a informação sobre a protecção que as mesmas oferecem...
... num tempo em que ainda é obrigatório usá-las em locais específicos,
onde as pessoas estão mais vulneráveis,
e susceptíveis de apanhar o vírus...
... aqueles que deveriam dar o exemplo, são os primeiros a não o fazer!
Já não é a primeira vez que, no hospital, enquanto esperamos ser chamados para a consulta, assistimos a auxiliares que têm a máscara só a enfeitar.
Da última vez, era uma auxiliar a organizar uma festa de aniversário por telemóvel e, de cada vez que fazia uma chamada, baixava a máscara para falar.
Ontem, uma tinha-a no queixo. Levantava-a quando acabava de falar com a colega e ia a algum sítio. Quando eu a voltava a ver, já estava com ela baixada outra vez.
Uma outra, mantinha-a abaixo do nariz. Nem se dava ao trabalho de a subir.
Eu sei que não é fácil andar o tempo todo com ela posta mas, já que nós, utentes, temos que as usar e aguentar, ao menos tentem mantê-las enquanto estão a ser vistas.
Nem sempre as pessoas compreendem as verdadeiras razões da máscara, esta não protege apenas do covid....portanto são importantes em alguns lugares.
ResponderEliminarBeijinhos
Eu se pudesse não a usava em lado nenhum.
ResponderEliminarMas já que somos obrigados a estar com ela posta, ao menos que deem o exemplo, ou deixam de ter moral para chamar a atenção de quem quer que seja.
Beijinhos e boa 5ª feira!
Aqui toda a gente que é profissional de saúde usa-as (e correctamente), mesmo que à partida não pareça necessário, como a minha última consulta onde estávamos a uma boa distância umas das outras e ambas (médica e enfermeira) ainda assim a usaram.
ResponderEliminarOlá boa tarde, "a ética é o que fazemos quando todos estão a ver, o carácter é o que somos quando ninguém está a ver."... Nesta situação a inconsciência de um leva à falta da outra. mesmo quando estão a ser vistas....🐦
ResponderEliminarAcho que nem querem saber
ResponderEliminarNão é que não compreenda, que andar de máscara é um castigo.
Eu própria, só daquelas 2 horas que tive que a ter colocada, fiquei com dor de cabeça, quanto mais um turno completo.
Mas o que é certo é que é um hospital. Enfim...
Nos poucos locais que tenho ido, IPO e centro de saúde da minha área, sempre vi todos os profissionais a usá-las correctamente. Só mesmo no Hospital de Santa Maria, é que têm um comportamento diferente
ResponderEliminarMarta
ResponderEliminarquanta razão,
Não tarda nada voltamos todos a andar de máscara e a levar nova dose de vacina.
Falta de senso sem dúvida.
Júlia
Por acaso nestes últimos tempos, em alguns espaços comerciais e mesmo na rua, tenho visto mais pessoas com máscara. Por prevenção.
ResponderEliminarMas no hospital, deveria haver mais bom senso.
Beijinhos e bom Carnaval